quinta-feira, 19 de março de 2009

Preciso

Hoje acordei precisando de inspiração, porque precisava escrever, porque precisava postar, porque precisava atualizar, porque precisava cumprir o que disse a um amigo. Precisava achar tempo... E no meio disso tudo ainda precisava chegar no horário, porque precisava trabalhar!

Engraçado e confuso? Foi uma avalanche de “precisões” que me tirou da cama.

Então veio essa coisa do precisar, do indispensável, do necessário, do que realmente faz diferença. E parei pra pensar de quantas coisas precisamos, ou melhor, achamos que precisamos.

Quando me indagam o que preciso, faço mentalmente uma lista de coisas, algumas fúteis, como fazer unha; outras nem tanto: ah, preciso de paz! O que nunca faço é pensar no preciso como algo indispensável.

Convenhamos que fazer a unha é totalmente dispensável, álias como dizem por ai: elas já nascem feitas! E fico pensando quanto à paz, minha experiência atual tem me mostrado que temos muita paz, se comparados a uma grande parcela da população, mas evitemos discussões ideológicas.

Paz? Nenhuma “vida vivida” é plena dela. Temos altos e baixos, momentos mais próximos de alcançá-la e outros mais distantes. Talvez precisemos mais buscá-la do que tê-la.

Então, do que eu preciso? Depois de muito pensar, acho que preciso de amor. Dessa coisa sublime e adorável. Mas que dá cor aos dias e sentido as noites, totalmente indispensável.

Preciso? Muito pelo contrário, totalmente impreciso, muitas vezes incerto, mas sem dúvida, necessário.

E você do que precisa?
Vivi Lima
Aquilo que toca:
"...estou procurando, estou procurando. Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda."
Clarice Lispector

8 comentários:

VilmaSouza disse...

oi retribuindo a visita, adoro gente nova na minha casa, volte sempre. Sabe as vezes tenho certeza de que não preciso de nada, mas tenho a mania de dizer que preciso de tanta coisa e com certeza a maioria é futil ou inútil, pois tenhomuito mais do que um dia pedi e muito mais do que já mereci. Beijos e um ótimo final de semana

CA Ribeiro Neto disse...

Adorei o texto! Principalmente do joguinho dos dois sentidos da palavra "preciso"!

Eu também tenho disso de enumerar minhas obrigações e misturar os uteis dos inuteis... heurhuheurh


Amor, já que você estava assim, nao precisava postar essa semana! Mas já que postou, ficou ótimo! Acho que voce trabalha bem sob pressão! hehehehe


beijossssssssssssssss

Musa disse...

Seu texto me lembrou o que um professor meu sempre cita, acho que é de Oscar Wilde: "se me derem o inútil abro mão do indispensável..."

Ah!!! Eu preciso de paz... mas, paz pra mim é algo interior, algo que buscamos dentro de nós mesmo... Paz interior é algo redundante, porque ela sempre está dentro e não fora e é por isso que muitas vezes é tão difícil encontrá-la...

No mais eu estou tão...

rsrsr

Um abraço,

Musa disse...

Seu texto me lembrou o que um professor meu sempre cita, acho que é de Oscar Wilde: "se me derem o inútil abro mão do indispensável..."

Ah!!! Eu preciso de paz... mas, paz pra mim é algo interior, algo que buscamos dentro de nós mesmo... Paz interior é algo redundante, porque ela sempre está dentro e não fora e é por isso que muitas vezes é tão difícil encontrá-la...

No mais eu estou tão...

rsrsr

Um abraço,

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!

Pedro Gurgel disse...

Fonte: http://www.secrel.com.br/jpoesia/fpesso.html

[b]Navegar é Preciso[/b]

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Fernando Pessoa

Pedro Gurgel disse...

Te descobri no "aonde eu estava mesmo?" blog muito impreciso por sinal...

Precisões imprecisas:
Não preciso de coisas que digo:
Preciso!
"Navigare necesse; vivere non est necesse"
Fala Pompeu, o general romano,
Enquanto ruma à guerra com seus homens amedrontados!
Realmente de tudo preciso?
Não. Nem mesmo do amor,
Apenas do amar.

Por isso parfraseio e redigo, repito,
Preciso:

"Amar é preciso; Amor não é preciso".

Pedro Gurgel disse...

http://casadosacasos.blogger.com.br

minha casa.

Caso seja impreciso visitar!